19 de julho de 2012

Praias

-De onde és? 
-De Viana do Castelo
-Hei. Viana! Que fixe! Boas praias, costumo ir lá de férias. 
Ou
- Viana! já fui lá às festas da agonia e ao Cabedelo.
Ou
- Ah, já fui lá uma vez com os meus pais, e uma outra vez à Amorosa.
Ou
-Conheço, fui lá uma altura ao monte lá em cima, Santa Luzia. E depois fui à Praia Norte.

Por que razão é que as pessoas pensam que Viana tem praias espetaculares?
Tem. Se por acaso forem adeptos de algum desporto náutico, incluindo o desporto de ficar escondido nas dunas. (se isto por acaso for desporto náutico, porque desporto é de certeza.) Digo escondido nas dunas porque o vento é tanto que me atreveria a dizer que existem tornados em todas as praias do distrito. 
Tapa-vento. É o assessório mais usado pelos banhistas vianenses. Antes da toalha, diria eu. Porquê? Sem tapa-vento corre-se o risco de se ser levado pelos ares de Caminha à Amorosa. E não é exagero. Talvez, só um bocadinho. Mas de Caminha ali até à praia do Pardal não é exagero nenhum.
Em Viana há praias para tudo. Praia para tomar café (Praia Norte), praia para mergulhar a cabeça em rochas (Praia de Carreço), praia para famílias (Praia do Pardal), praia para ser mordido por peixe aranha (Praia do Cabedelo), praia dos fixes (Praia da Mariana) e até há uma praia (Praia dos Ingleses)onde se encontra toda a gente que se conheceu durante toda a vida em Viana. Incluindo professores primários.

O que eu quero dizer com esta treta toda é que, pode haver muita praia em Viana e para todos os géneros .. Mas praias que se prezem, onde se possam apanhar banhos de sol e não banhos de areia, mergulhar e nadar com bandeira verde sem correr o risco de se ficar por lá, são as praias algarvias. 

Quem me diz que é do Algarve, é o que penso.
-"És do Algarve? Tem praias espetaculares"

Adeus.


2 comentários: