21 de outubro de 2014

A minha mãe diz que eu sou chata

Quando não temos muito o que fazer, qualquer coisinha pode ser distração e motivo para iniciar conversa, por muito estúpida que seja. Sou muito boa a começar conversas só porque sim e a minha mãe, em resposta a essas conversas, consegue passar o dia todo a dizer que eu sou: 
a) Linda
b) Interessante 
c) Prendada
d) Chata

É isso mesmo, opção d) Chata.
Qualquer coisa que eu faça é motivo suficiente para ouvir a dona Paula, senhora minha mãe, a dizer: "És tão chata.". Estas palavrinhas são mais repetidas do que um video em loop (juro que para a próxima faço uma comparação melhorzinha) e são ouvidas, normalmente, quando:

- Falo muito. Ora pois bem, até é fácil justificar o porquê de estar "sempre a falar". Razão um: falo desde os dois anos, desde essa altura que uso a fala para comunicar com quem me rodeia. Razão dois: Estive três anos a formar-me em comunicação. Queriam que eu passasse o dia a fazer o quê?

- Faço perguntas e quero, incansavelmente, as respostas. Sou curiosa e ainda bem que o sou. As pessoas curiosas são as mais inteligentes. Por que é que não ficam felizes por saberem que eu sou inteligente?

- Lhe pergunto o que vamos fazer para jantar. Porque "É muito cedo! Era o que faltava estar a pensar no que vou fazer de jantar!". Depois só quando batem as oito da noite é que vai descongelar os bifes de frango.

- Quando tento ensinar alguma coisa Num dia normal, tudo o que eu penso nunca é suficiente para a minha mãe. Se eu disser uma coisa, ela vai e contradiz-me, como uma máquina automática de argumentos. Nem vale a pena achar que lhe posso dar alguma novidade muito menos ensinar-lhe alguma coisa, porque isso nunca será possível. "Eu sabia", "Achas que eu não sabia?! Não me lembrava" são normalmente as respostas da minha mãe, a mãe que sabe tudo.

Hoje, em conversa depois de jantar, perguntei-lhe:
- Queres café?
Respondeu-me: - Não, dói-me a cabeça. 
Eu, insatisfeita com a pseudo justificação, perguntei: 
- E não queres café porque te dói a cabeça? 
E ela: 
-Sim. Para a próxima digo que não quero café e acabou
(...)
Eu entendo que nem seja necessária justificação para não querer café. Não se quer e acabou. Só fiquei intrigada com a justificação... afinal, a cafeína alivia as dores de cabeça...mas "prontos", ela, como não poderia deixar de ser, nem me deu hipótese:
-Quando fores jornalista e se quiserem pedir-me entrevista eu vou dizer que tu és chata.
Respondi: 
-Sabes que...um jornalista tem de ser chato senão não consegue as respostas que quer. Quanto mais chato, melhor jornalista.
Ao que ela me respondeu enquanto se ria:
- Estou perdida!

Adeus

6 comentários:

  1. A chata é a opção D, não é a opção C!

    ResponderEliminar
  2. Era para ver se os leitores estavam atentos! :3 thanks

    ResponderEliminar
  3. Rainha!
    A minha mãe costuma dizer-me a mesma coisa, depois de ler isto vou-lhe responder "saio à madrinha" :3
    Corações paneleiros <3

    ResponderEliminar
  4. Ritinha, espero bem que tenhas o telemóvel atento porque a madrinha abala para vila real na sexta!

    beijos paneleiros <3

    ResponderEliminar