10 de junho de 2014

A marca da maravilhosa Vila Real


(...) Nesse momento apercebi-me de como ia ser difícil deixar aquela cidade, aqueles amigos, aqueles horários, aqueles descompromissos, aquele cheiro a pão cozido na madrugada... Apercebi-me de que era feliz ali. Vila Real tem esse poder em nós. No primeiro dia em que lá chegamos é difícil ver beleza na cidade. Queremos, a todos os minutos, voltar para casa, voltar a cheirar a comida da mãe e rir com o namorado que lá deixamos. A dada altura apercebemo-nos que a comida da mãe não deixa de ser a comida da mãe e que vai estar à nossa espera na chegada. Apercebemo-nos que mais importante do que rir com o namorado que lá deixamos é rir com os amigos que cá criamos. Apercebemo-nos que a cidade, que de bela não tinha nada, passa a ser a cidade maravilhosa de que nos falavam, e, de repente, já a temos entranhada. O tempo passa e os que conhecemos lá, esses, vão-nos marcando de uma maneira tão diferente daquela a que estávamos habituados até à altura. 
Ouviamos todos os dias que os amigos da universidade são para sempre. E são, são mesmo. Porquê? Porque nos tocam de uma forma tão profunda que só nos apercebemos que estamos envolvidos em relações tão fortes quando temos de deixá-las. E eu apercebi-me disso naquele momento, naquela noite, ao olhar para eles. 
A cidade de Vila Real é maravilhosa, sim. Não é maravilhosa por ter uma vista montanhosa à sua volta, não é maravilhosa por ter um pôr do sol com raios divididos pelas montanhas, nem o é por ter um rio que desliza entre as pedras espelhando a cidade como se fosse esse o seu único propósito. A cidade de Vila Real é maravilhosa porque é lá que estão as memórias dos melhores tempos das nossas vidas. É maravilhosa porque foi lá que conhecemos as pessoas que levamos para sempre. É maravilhosa porque é feita de amigos, de passados e de momentos. É este o conjunto que define a beleza de um lugar. Agora, que sou uma mera espectadora da maravilha que é conhecer aquela cidade, vejo, claramente, a definição de beleza que Vila Real tem.
Um dia o meu pai disse: "A nossa vida é onde nós estamos". Quem me dera estar todos os dias naquela cidade, ver os raios de sol entre as montanhas e sentir aquele cheiro a pão quente. Quem me dera voltar a fazê-lo. Mas tudo, tudo com aqueles que lá conheci. (...)

Excerto de rascunhos

Adeus

4 comentários:

  1. Tenho aqui uma lágrima de fácil queda. E já tenho saudades tuas <3

    ResponderEliminar
  2. Arrepiou-me.
    Concordo contigo. Mas não tens necessariamente de sair. Vila Real tem mais potencialidades do que as pessoas pensam. A cidade precisa é de ilustres, como tu, que sabem sentir a alma duriense e que consigam transmiti-la aos de mais de uma maneira simples e singela, como acabaste de fazer :)

    E sim, concordo com o teu pai. Mas acrescento: "A nossa vida é onde nós estamos e onde somos felizes em estar"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que eu só vi isto agora?

      obrigada pelas palavras! :)

      Eliminar