13 de novembro de 2014

Um turco leu-me as borras

Fui fazer reportagem a um Restaurante turco, o Dervixe, o único cá em Lisboa. Para além de ser conhecido pelos pratos confecionados por mãos turcas é conhecido, também, por, no final da refeição, serem lidas as borras do café. Quem faz a leitura? O Sr.Murat, o proprietário. 
Então foi isso. Reportagem, planos aqui, planos ali, entrevistas aqui e ali, história aqui, história ali e no fim o Sr. Murat leu-me as borras. Sim, soa um bocado estranho mas não há outra maneira de o dizer.
Comecei por beber o café com o maior dos esforços. É grosso e azedo. Enquanto o repórter filmava os goles, pensava: não há café como o português!
Três takes a beber aquela especiaria não foi tarefa fácil. O último gole teve borras à mistura e tossi durante uns minutos.
Depois do café bebido, o Sr.Murat ensinou-me a fazer uns movimentos bizarros com a chávena e voilá, ficou ao contrário para repousar as borras. Depois disso, foi-me pedido que pusesse um meu anel em cima da chávena "para dar sorte". 
Dez minutos de repouso, mais uns planinhos e mais umas entrevistas.... Borras prontas.
-3, 2, 1, já pode. - Disse o Repórter.
Lá começou a leitura.
- "Está cheia de pequeninos problemas...mas vão resolver-se com o tempo. (...) A sua vida futura não terá problemas muito grandes...Está a ver estas duas riscas? Se forem curvas...a vida terá dificuldades...as suas estão quase direitas. É aqui que se vê. (...) Tem aqui muitos corações. Querem dizer que tem muitos bons amigos. Tem muita gente que gosta de si(...) Estes olhinhos todos aqui? São de rapazes que olham para si. Mas há aqui um coração com dois olhos grandes em baixo. Há um homem, um rapaz que gosta muito de si, olha por si há já algum tempo (...) Vai ter muita sorte no Amor. Está a ver estas curvas e estes corações cheios? É, vai ser muito feliz no amor, no futuro. (...) Tem aqui uns maus olhados mas são fraquinhos.(...) Em relação a dinheiro...é nestas linhas aqui em cima...quando contornam tudo...ficará rico, neste caso...as suas são médias. Nem muito dinheiro nem muito pouco. Não jogue no euromilhões porque não vale a pena."
Foi isto.
Daqui a uns anos pego no bruto da reportagem só para verificar a autenticidade da previsão turca. 
Hoje fiquei a saber que não vou ser rica mas que ao menos vou ter sorte no amor. Ah, e que há um rapaz que gosta muito de mim e que olha para/por mim há já algum tempo.
Deve ser o meu pai.




Adeus

6 comentários: